sábado, 28 de fevereiro de 2015

Proposição apresentada pelo Vereador Nato, que obriga a devolução do valor da tarifa paga no caso de interrupção da viajem, vira a Lei Promulgada n° 229 de 2012.

Vereador NATO
O Diário Oficial do Município de São Luís, que circulou no ultimo dia 29 de março de 2012, trás publicado na sua página n° 05. 

A promulgação da Lei Municipal que dispõe sobre a obrigatoriedade do ressarcimento de tarifa, por parte das empresas concessionárias, aos usuários do serviço de transporte público coletivo de São Luís nos casos que especifica e dá outras providências. (no caso de interrupção ou não conclusão da viajem).  A Referida lei promulgada é originária de um Projeto de Lei apresentado pelo gabinete do Vereador Nato, e busca garantir um transporte público de qualidade. 

Sendo sabedor, de seu papel como fiscalizador das ações do Poder público municipal. O Vereador Nato buscou com esta lei munir os agentes de trânsito e demais órgãos fiscalizadores do Município de um instrumento legal que sirvam para coibirem  desmandos e descasos com os usuários do Sistema de Transporte Público de São Luís.

Segundo o Vereador esta lei foi feita tendo como modelo lei similar de Brasília apresentada pelo Deputado Distrital Paulo Tadeu, de onde surgiu a Lei Distrital nº 4.112 de 31 de março de 2008, que: Dispõe sobre a obrigatoriedade do ressarcimento de tarifa, por parte das empresas concessionárias, aos usuários do serviço de transporte público coletivo do Distrito Federal nos casos que especifica e dá outras providências.

O Vereador disse: “ Agora que esta lei está sancionada espero ver amesma sendo cumprida em São Luís. Tenho certeza de estarmos contribuindo para melhorar a qualidade da manutenção dos ônibus que servem nossos munícipes,  e na diminuição dos engarrafamentos oriundos de ônibus quebrados em nossas Ruas e Avenidas”, finalizou o vereador.

Segue abaixo o texto integral da referida lei:

 
Lei Promulgada Nº 229 de 28 de março de 2012.

Ementa: Dispõe sobre a obrigatoriedade do ressarcimento de tarifa, por parte das empresas concessionárias, aos usuários do serviço de transporte público coletivo de São Luís nos casos que especifica e dá outras providências.

Art. 1º. É assegurado aos usuários do serviço de transporte público coletivo do Município de São Luís o ressarcimento imediato e integral da tarifa paga, em moeda corrente, nos casos de interrupção ou não conclusão da viagem.
Parágrafo único. O ressarcimento de que trata o caput refere-se a todos os serviços integrantes do Sistema de Transporte Público de São Luis.
Art. 2º. O disposto nesta Lei aplica-se às empresas de transporte público coletivo da ilha de Upaon-açu, quando estiverem operando nos limites territoriais de São Luís.
Art. 3º. O descumprimento do disposto nesta Lei implica pagamento de multa correspondente a cem vezes o valor da tarifa da linha utilizada, para cada passagem não ressarcida, ao FUMTUR da SMTT de São Luís.
Parágrafo único. A denúncia da infração cometida feita pelo usuário a SMTT constitui fato suficiente e de caráter vinculante para a aplicação da penalidade prevista no caput,respeitado o direito ao contraditório e o amplo direito de defesa da empresa acusada.
Art. 4º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 5º. Revogam-se as disposições em contrário.

Plenário “Simão Estácio da Silveira” do Palácio Pedro “Neiva de Santana”, em São Luís, 20 de  abril de 2011.

..............................................................................................

Aprovado em Primeira Votação em 16.03.2011.

Aprovado em Segunda Votação em 11.04.2011.

Aprovado em Redação Final em 20.04.2011.


..............................................................................................

Antonio Isaias Pereira Filho (Pereirinha)
PRESIDENTE

São Luís: Ministério Público inspeciona a Unidade de Educação Básica (UEB) Prof. Rubem Almeida, no Coroadinho e constata o Abandono.


Foto - https://www.facebook.com/coroadinho.geral?fref=ts.
ABANDONO: MINISTÉRIO PÚBLICO "BATE EM CIMA" E CONSTATA ESTADO PRECÁRIO NO 'RUBEM ALMEIDA'.

Prédio bastante deteriorado e ambiente insalubre prejudicam aprendizado dos alunos; “As instalações da escola estão em péssimo estado de conservação”, denuncia o promotor de Defesa da Educação de São Luís, Paulo Avelar.

Foto - https://www.facebook.com/coroadinho.geral?fref=ts
O promotor de justiça de Defesa da Educação de São Luís, Paulo Silvestre Avelar Silva, realizou, na manhã de ontem, quinta-feira (26), inspeção na Unidade de Educação Básica (UEB) Prof. Rubem Almeida, no Coroadinho. A equipe técnica da Vigilância Sanitária de São Luís verificou todas as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Também está sendo avaliado o cumprimento da carga horária de aulas e o número de professores.

Na avaliação do Ministério Público, o prédio está bastante deteriorado e o ambiente insalubre prejudica o aprendizado dos alunos. “As instalações da escola estão em péssimo estado de conservação”, observou o promotor de justiça.
Foto - https://www.facebook.com/coroadinho.geral?fref=ts
Os técnicos da Vigilância Sanitária detectaram problemas na estrutura do prédio, a exemplo de rachaduras profundas nas paredes e desgastes nas colunas de sustentação do telhado. As instalações elétricas estão expostas, ventiladores deteriorados, banheiros quebrados e sem descarga sanitária. Além disso, o bebedouro está enferrujado e o encanamento apresenta mofo.

Foto - https://www.facebook.com/coroadinho.geral?fref=ts
O representante do MPMA informou que vai aguardar o laudo da Vigilância Sanitária de São Luís para tomar as medidas administrativas e judiciais cabíveis. “A escola deve ser um espaço de estímulo ao conhecimento. Não foi isso que encontramos aqui. Esperamos que o Município de São Luís resolva a situação”, avaliou Paulo Avelar.

Foto - https://www.facebook.com/coroadinho.geral?fref=ts

Até o momento, não há informações de posicionamento da direção da escola sobre o assunto e nem do Município de São Luís.

[Com informações; CCOM\MP-MA\grifos].

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

São Luís - Maternidade Nossa Senhora da Penha no bairro do Anjo da Guarda foi toda reformada, trocado o mobiliário, está pronta pra funcionar.

Já são dois meses de espera pelo funcionamento da Maternidade Nossa Senhora da Penha no bairro do Anjo da Guarda em São Luís. Por meio de uma parceria do Centro Comunitário Católico e o Governo do Estado, a unidade de saúde, foi totalmente recuperada.



Segundo informações, o Governo do Maranhão investiu um milhão de reais na recuperação do prédio e na compra de equipamentos. No dia 23 de dezembro de 2014, o Ex-secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, durante solenidade fez a entrega da nova estrutura.


Só que até agora nada funcionou na Unidade de Saúde que tem 28 leitos e cinco consultórios. Mesmo sem atendimento, todos equipamentos que foram comprados pelo Estado estão no hospital mantido de forma filantrópica pelo Centro Comunitário Católico do Anjo da Guarda.


Os representantes da entidade afirmam que não tem condições de bancar o funcionamento da Maternidade, precisam manter parceria com o Governo do Maranhão para garantir o atendimento.

O certo que é preocupante toda esta situação. Quando funcionou plenamente no passado a Nossa Senhora da Penha, atendia por mês cerca de 300 gestantes. Tinha uma  mêdia  mensal de 80 partos.


Se funcionar com seriedade e uma grande administração, será de grande utilidade para São Luís, o funcionamento pleno da Maternidade Nossa Senhora da Penha.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Ação integrada de órgãos públicos objetiva garantir ordem urbanística em São Luís.

Publicado em Quinta, 26 Fevereiro 2015.
Foto - MPMA. Três áreas vão sofrer intervenções
Órgãos públicos que atuam no licenciamento e na fiscalização do espaço urbano de São Luís, reunidos nesta quinta-feira, 26, no auditório das Promotorias da Capital, discutiram estratégias de atuação conjunta para dar cumprimento a diversos aspectos da legislação urbanística que vêm sendo desrespeitados na cidade.

Na reunião, foram definidas três áreas que sofrerão intervenção inicialmente: Avenida Litorânea, Praia da Ponta d'Areia e Lagoa da Jansen. Nesses locais, de acordo com o promotor de justiça José Claudio Cabral Marques, que coordenou a reunião, já foram identificadas inúmeras irregularidades, que vão desde a ocupação irregular de áreas públicas, poluição sonora até a venda e o consumo de drogas.

Outras áreas da cidade também serão atingidas, posteriormente, a partir dos dados coletados pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.

"A cidade precisa de um choque de ordem. O Poder Público já recuou demais e a criminalidade avançou muito. Precisamos de ações integradas dos vários órgãos envolvidos para dar um basta nessa situação", opinou Cabral.

Foto - MPMA vai trabalhar em parceria com outros órgãos públicos
O promotor de justiça afirmou ainda que o principal objetivo do encontro é demonstrar que a ação integrada das instituições, promovendo a fiscalização da ordem urbanística, ajuda a diminuir a criminalidade. Vários dos problemas identificados, segundo o membro do Ministério Público, já são objeto de investigação, alguns casos até motivaram a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta.

Estiveram presentes na reunião o secretário municipal de Governo, Lula Filho, que representou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, o secretário de Urbanismo e Habitação, Diogo Lima, coronel Pedro Ribeiro, comandante do Policiamento da Área Metropolitana I, tenente-coronel Luongo, diretor do Ciops, a titular da Delegacia de Costumes, Utania Moreira Lima, o subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Carvalho. Pelo Ministério Público participou também o promotor de justiça Cláudio Guimarães.

Participaram ainda representantes das Secretarias de Estado do Meio Ambiente, de Trânsito e Transporte de São Luís, Blitz Urbana e Vigilância Sanitária Estadual.

Como estratégia de atuação dos órgãos envolvidos, os donos de estabelecimentos que estiverem em desacordo com a lei serão comunicados das irregularidades e será dado um prazo, que não deve exceder 48 horas, para que regularizem a situação. Caso desobedeçam a orientação, as construções irregulares serão demolidas e os bens  utilizados nessas instalações serão apreendidos.

IRREGULARIDADES COMBATIDAS
De acordo com os participantes, as irregularidades que serão combatidas pela operação na Avenida Litorânea são a utilização do passeio público, por donos de barracas de venda de coco, instalações de toldos e outros acréscimos em bares e a venda não autorizada de alimentação em seis pontos da Praia do Calhau.

Na Ponta d' Areia, o principal espaço a ser atingido é a Praça do Sol, onde foram instalados toldos de forma irregular, prejudicando o livre acesso da população. A venda de bebida alcoólica em barracas de coco também será reprimida.

Redação e fotos: José Luís Diniz (CCOM-MPMA).


Ministério da Cultura iniciou atendimento no Escritório de representação de São Luís do Maranhão.

Foto - Ascom MinC.

O novo Escritório do Ministério da Cultura iniciou, oficialmente, suas atividades na ultima quarta-feira (25/02), às 14h. O encontro foi aberto a todos os interessados, no auditório da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Rua da Estrela, 363, Praia Grande, São Luís – MA).

Onde foi feita a Para a apresentação das ações a serem executadas pelo Escritório de São Luís do Maranhão, estando presentes o Chefe da Representação Nordeste, Gilson Barros, o representante Nordeste da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Reinaldo Freire, a Coordenadora das Representações Regionais, Fernanda Candeias e a Coordenadora do Escritório de São Luís, Norma Coutinho.
Vinculado administrativamente à Representação Regional Nordeste (RRNE), localizada em Recife – PE, a unidade funcionará, provisoriamente, no Centro Histórico de São Luís, em espaço cedido pela Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão (SECMA).
O Escritório de São Luís terá como objetivos: subsidiar o Ministério na formulação e avaliação de suas políticas, programas, projetos e ações; prestar apoio na implementação e no acompanhamento das políticas culturais do Governo Federal; auxiliar na articulação com órgãos federais, estaduais, municipais e organizações privadas; além de atender e orientar o público quanto aos serviços prestados pelo MinC.
Serviço: 
Coordenadora: Norma Coutinho
Endereço: Rua Portugal, 303, térreo, Centro, São Luís – MA, CEP 88.020-030
Telefone: (98) 3218-9918
E-mail: norma.rocha@cultura.gov.br
Horário de atendimento externo: Das 13h às 18h

TEXTO: AsCom/MinC

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

PT Maranhense recebe a visita do Senador Humberto Costa em São Luis.

Sen. Huberto Costa
Senador Humberto Costa
O líder do governo no Senado Federal, Humberto Costa (PT/PE) desembarca nesta quinta-feira, 26, em São Luis para cumprir agenda partidária e política.
O senador petista participará do seminário de reorganização da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) e, em seguida, da abertura do seminário de planejamento do mandato do deputado estadual Zé Inácio. Aliás, a vinda de Humberto Costa à capital maranhense é fruto de um convite feito pelo deputado maranhense ainda em dezembro de 2014.
O líder chega às 15h e será recebido no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado.

Senadora Ângela Portela do PT de Roraima apresenta Projeto de Lei que reserva 50% das vagas para mulheres nas candidaturas em eleições proporcionais.

Bandeira da bancada feminina em 2015, a proposta de uma reforma política inclusiva começa a despontar no Senado. 

O primeiro projeto da atual legislatura voltado a esse propósito foi apresentado pela senadora Ângela Portela (PT-RR). 

O PLS 27/2015 traz mudanças relacionadas às questões de gênero na Lei Eleitoral (Lei 9.504/1997) e na Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/1995). 

A reserva para as mulheres de 50% das vagas nas candidaturas às eleições proporcionais é uma das mudanças propostas.

O ponto de partida para defesa dessas medidas, conforme assinalou a senadora, foi a percepção da ineficácia da regra vigente para ampliar a participação feminina na política. 

“Desde as eleições de 1998, vale entre nós a reserva de pelo menos 30% de candidaturas para cada um dos sexos. Na prática, contudo, partidos e coligações não se preocupam em atrair candidaturas competitivas de mulheres. Muitos cumprem sua cota com mulheres que não irão fazer campanha, ou seja, na verdade, com candidatas de fachada. Nessa situação, não surpreende que poucas sejam as mulheres eleitas a cada pleito.”, observou Ângela.

Reserva

Na perspectiva de reverter esse cenário, o PLS 27/2015 propõe nivelar o parâmetro de reserva de candidaturas nas eleições proporcionais (deputados federais, estaduais, distritais e vereadores) em 50% para cada sexo. Hoje, a Lei Eleitoral estabelece o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. Pela proposta da senadora, o partido que descumprir o critério estabelecido no projeto poderá ter o registro de seus candidatos negado pela Justiça Eleitoral.

O texto do projeto estabelece ainda que partidos e coligações terão de dividir o tempo da propaganda eleitoral no rádio e na TV na proporção de candidatos de cada sexo. O PLS 27/2015 também propõe mudanças para a propaganda partidária gratuita. O objetivo é elevar dos atuais 10% para 50% o tempo mínimo que o partido deve reservar às mulheres para promoção e difusão da participação feminina na política.

O projeto também estabelece alterações a serem promovidas no fundo partidário. A intenção é ampliar a aplicação mínima, de 5% para 10%, das verbas do fundo destinadas à criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deverá se manifestar sobre a proposta em decisão terminativa, ou seja, se for aprovada e não houver recurso para votação pelo Plenário da Casa, deverá seguir para a Câmara dos Deputados.