sábado, 30 de maio de 2015

Carlos Brandão diz que PSDB terá candidatura própria a prefeito de São Luís em 2016.

Foto - Deputado Federal Carlos Brandão.
Considerado um dos mais habilidosos políticos do Maranhão, Carlos Brandão (PSDB), concedeu uma entrevista exclusiva. O presidente do Ninho Tucano no Maranhão falou sobre a sua missão no governo Flávio Dino, a participação do seu partido e principalmente sobre as relações político-partidárias internas e externas da legenda que ele comanda no estado.
A nível de governo, Brandão aponta avanços e destaca principalmente a moralidade dos recursos públicos, mas destaca melhorias na educação, agricultura e outros setores. O vice-governador ainda revela que não tem apenas um cargo no governo, mas desempenha ações orientadas pelo governador, que passam inclusive pela articulação política.
Brandão ainda fala sobre a sucessão municipal e diz qual será o papel do PSDB na disputa de 2016, assim como o que ele pensa para 2018.
Confira na íntegra a entrevista:
Diego Emir – Brandão, hoje como é a relação entre o vice-governador e o governador Flávio Dino?
Carlos Brandão – Muito boa. Sempre esteve. Primeiro que temos uma amizade antiga e nosso relacionamento vem se mantendo muito bom. Eu tenho recebido várias missões do governo. Tenho ajudado a administrar o governo junto com o Flávio Dino. Dessa forma acredito que um vice-governador com uma série de demandas, demonstra uma confiança por parte do governador. Eu e Flávio conversamos todos os dias. Nunca tivemos nenhum problema nesses meses de governo.
Quais são essas missões?
As missões são em relação ao trabalho em algumas secretarias, quando ele precisa de um reforço ele nos pede um apoio, pois existem algumas ações do governo em que o secretário não está desempenhando a contento e então ele nos chama para ajudar, assim fortalece a ação do governo. Não existe área especifica. As vezes é uma ação nova como essa que fui aos Estados Unidos. Então de acordo com as minhas aptidões e com o feeling do Flávio Dino, eu recebo a orientação, ‘toca isso Brandão’.
O PSDB acabou ocupando apenas uma secretaria no governo. O senhor acha que seu partido já está bem contemplado?
Houve uma disputa muito grande pela vice-governadoria e o PSDB ficou com esse cargo. Eu tenho colocado o seguinte, o Neto Evangelista ficou como secretário, mas inúmeros colegas de partido também estão ocupando cargos em outras secretarias. Não necessariamente secretários, mas adjuntos e outras posições. Hoje temos muitos membros do partido já trabalhando no governo, existem outros que ainda não foram, mas estamos trabalhando para que eles sejam contemplados com espaços.
Em relação ao posicionamento do Flávio Dino em criticar algumas posturas do PSDB e fazer uma defesa exacerbada em relação a presidente Dilma. Como o senhor reage?
Todos os governadores estão buscando apoio do governo federal. Então é natural essa aproximação. Outro dia, os governadores Marcone Perillo e Artur Virgílio fizeram uma grande recepção para a presidente Dilma. Afinal, eles precisam do governo federal. Eles não podem romper essa relação. O governador Geraldo Alckmin tem inúmeros projetos com o governo federal, isso desde o presidente Lula. O próprio Aécio Neves trabalhou em sintonia com o governo federal. Você não pode fechar porta. O Flávio Dino vem abrindo, já trouxe sete ministros ao Maranhão. Então se ele não se posicionar de forma aberta ao governo, como é que ele vai trazer recursos para o nosso estado? Nós encontramos um estado em uma situação difícil e o Flávio Dino tem de fazer gestos para a presidente Dilma. O próprio João Castelo quando era prefeito, dizia ser fã da presidente Dilma, pois ele obteve muitos recursos do governo federal. Na campanha, metade dos partidos apoiava a Dilma e a outra o Aécio, e não houve campanha ostensiva para nenhum dos dois lados. Dessa forma é natural entender que o Flávio Dino faz confete para presidente Dilma, aguardando o repasse de recursos federais.
Imaginando que em 2018, o Flávio terá que fazer palanque para o candidato do PT e o senhor para do PSDB. Como vai ficar a relação de vocês?
A gente não sabe. Não é possível já fazer esse prognóstico. Até por que, sinceramente a gente não tem a segurança que o PT vai ficar com a gente. O comando partidário do PT é muito ligado ao grupo Sarney. Eu acredito que Flávio vai manter uma eleição suprapartidária. A eleição tá muito longe. Vamos aguardar.
Pegando um cenário mais próximo. Como vai ficar em 2016? Afinal em vários municípios o PSDB terá candidatos e o PCdoB também terá. Como fica o comportamento de vocês?
Nós temos municípios que tem 3 ou 4 grupos que apoiaram Flávio Dino, então é bem provável que o governador não se meta nessas disputas. O Flávio vai respeitar as posições partidárias. Por exemplo em São Luís. O Flávio é aliado do Edivaldo. É aliado da Eliziane. É aliado do Pinto e do Neto. Então se ele for tomar partido, ele vai acabar ganhando adversário e correndo o risco de serem impostas derrotas. São grupos diferentes, ele não vai se meter. Vai que Eliziane Gama ganha a eleição, aí ele vai ganhar uma adversária de graça, se a Eliziane ajudou ele. O Flávio já disse que só vai falar de política em agosto de 2016, que não vai se meter nessas questões de coligações. Onde não tiver 2 ou 3 candidatos, ele vai, como por exemplo Tuntum e Caxias. Em Imperatriz, ele não deve se meter na disputa. Onde tiver bola dividida, acredito que ele não vai entrar.
E o que PSDB vem pensando para disputa em São Luís?
Nós estamos nos preparando para ter uma candidatura própria em São Luís, assim como em vários municípios.
Nas últimas quatro eleições para prefeito de São Luís, o Castelo disputou a eleição. Ainda existe essa possibilidade em 2016?
Conversei recentemente com o Castelo em Brasília e ele me disse que não pensa em disputar a prefeitura, assim como sua filha ou esposa. Então abriu a janela para outras candidaturas como o Pinto Itamaraty, o Neto Evangelista que está no governo, mas que tem um pré-compromisso com Flávio, mas estamos aguardando se essa norma será cumprida, a principio o Neto tem esse compromisso com o Flávio de não sair candidato e temos também o Sérgio Frota, que demonstrou interesse em disputar a prefeitura. O candidato será decidido democraticamente, cada um vai buscar se viabilizar.
Existe a possibilidade de outros nomes serem apresentados pelo PSDB como candidatos, assim como Luís Fernando ou Eliziane Gama?
Nunca conversamos sobre esse assunto com os dois. O PPS hoje está com o PSB. Nossa conversa com o PPS nunca andou, talvez lá na frente, ande.
O PSDB pode vir apoiar algum nome na disputa?
Não. Nós vamos lutar pela candidatura própria. Só se não tiver viabilidade. Temos quadros.
Sobre a situação de Castelo no PSDB. É verdade que existe uma insatisfação por parte dele em relação ao partido?
Vou explicar o que aconteceu. A esposa do Castelo, comandou por 16 anos o diretório municipal de São Luís, muito bem e com excelência. No inicio do ano, o Castelo e a Gardênia me falaram que não tinham mais interesse em presidir a legenda. E aí começou a surgir o interesse do Pinto e do Neto em comandar o partido. Aí o Castelo voltou atrás, disse que gostaria de manter a Gardênia no comando. Então busquei fazer um acordo, o Neto abriu, mas o Pinto não. Aí levei a discussão para executiva nacional e eles nos orientaram a fazer uma votação na executiva estadual e escolher um presidente por dois meses. O Pinto foi eleito por 5 votos a 1. Não quer dizer que ele será o presidente, ele está provisório, vai haver a convenção para decidir, se não houver acordo vai ter que haver uma nova disputa. Eu tentei de todas as formas um acordo, não consegui. Quando não tem acordo tem que ir para o voto, isso é democracia. O que eu não posso fazer é algo na marra. Depois de tudo isso, o Castelo se chateou, ele não se conformou com o resultado.
E o Castelo manifestou desejo de deixar o partido?
O Castelo me chamou e disse: ‘se não desmanchar essa decisão e não deixar o comando do PSDB de São Luís com minha mulher, eu vou sair do partido’. Eu achei algo muito autoritário, radical, o que deixa parecer que ele não concorda com o processo democrático. Eu falei ao Castelo que lamentava, mas que não podia desfazer algo orientado pela nacional.
Castelo deixando o PSDB, o partido vai entrar com um processo por infidelidade partidária?
Quem vai decidir é a nacional. O problema não é só o PSDB, mas a suplente. A Luana Alves com certeza vai atrás. Já temos histórico de deputado federal maranhense que se desfiliou do partido e a nacional foi atrás. Existe um entendimento no PSDB, que se o partido não for atrás, abre uma janela para uma série de desfiliações. Então acho que se o Castelo deixar o PSDB, ele pode sofrer um processo por infidelidade partidária. Mas gostaria de deixar claro, a questão democrática interna do PSDB, não existe canetada, existe diálogo e voto.
E no diretório estadual? Existe um interesse do Madeira assumir o PSDB no Maranhão?
Não. O Aécio já me chamou e disse que hoje eu sou a pessoa que tem mais condições de comandar o PSDB no Maranhão sou eu. No diretório estadual não há disputa. Reconheço que administrar um partido como o PSDB é muito trabalho, mas entendo que tenho essa missão.
E em relação à disputa presidencial. Existe a possibilidade de o candidato ser o Geraldo Alckmin?
Olha, nunca houve essa discussão. Hoje o que se tem é o nome do Aécio Neves. De repente, o Geraldo pode estar melhor que o Aécio aí muda o jogo.
Quais são os principais avanços do governo?
O salário dos professores, pagamos as professores, isso foi um grande avanço, promovemos uma estabilidade. A construção de escolas, dos IEMA, deve demorar 1 ou 2 anos, são avanços mas não acontecem imediatamente. Na agricultura estamos oferecendo um grande apoio. Porém acredito que o principal avanço foi:  moralizamos o uso do recurso público. Acabaram os escândalos, o que estamos fazendo é desarmar contratos questionáveis que estavam firmados. Um exemplo disso é o Porto de Itaqui que em três meses deu mais de R$100 milhões de lucro, enquanto que em 2014 foi apenas R$100 mil, pois todo dinheiro que entrava, era retirado para pagar uns projetos que não era palpáveis. É normal que existam denúncias no nosso governo, sempre vai haver. Mas o Flávio é bem claro com sua equipe, ‘quem quiser meter a mão no dinheiro público, peça pra sair’.
Como é o momento do PSDB atualmente?
Olha existe uma procura muito grande pelo PSDB. Não só por conta da onda do momento em que o país vive. Mas o partido tem se mostrado limpo. Com pessoas honestas. De caráter. Você não vê o PSDB envolvido em escândalos. Então muitas pessoas estão querendo vim, mas nós estamos fazendo inclusive um crivo. Nós estamos renovando o partido.
Existe alguma chance do PSDB não ganhar a eleição para presidente em 2018?
Só se houver uma virada muito grande. A Dilma perdeu o controle da governança. E a rua não apoia mais esse governo. Todos nós torcemos para que o país dê certo, tenha um ajuste fiscal, inclusive para o próximo presidente. Torcemos para que o PT se encontre, mas dificilmente acho que isso vai acontecer.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Prefeito de São Luís Edvaldo Holanda abandona o Circo da Cidade e prejudica a cultura.

Foto - Blog do Neto Ferreira.
Um ato público ocorre nesta sexta-feira (29) em prol do retorno imediato do Circo Cultural “Nelson Brito”, o Circo da Cidade que foi retirado do local pela prefeitura de São Luís para finalidades eleitoreiras. Na época, o ex-prefeito João Castelo, desesperado pela reeleição, iniciou as obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) no local, mas a obra nunca foi concluída e o Circo foi deixado de lado, prejudicando a cultura daquele espaço.
A atual gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior não deu a mínima para a causa do Circo da Cidade e ignora as manifestações em favor de seu retorno. A Func por meio de seus gestores fez a cidade acreditar que o Circo fosse retornar ao seu local, mais uma mentira para encobertar a inércia da prefeitura que não dá a mínima para a cultura de São Luís.
O Ato Público será contra o descaso e falta de respeito da prefeitura com as pessoas que apreciam e vivem da cultura. A concentração do manifesto será às 16hs na Func (Fonte do Ribeirão) e em seguida haverá uma caminhada até a prefeitura de São Luís na Dom Pedro II.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Empresa apontada nas operações Maharaja e Morta-Viva como “lavanderia”, a Linuxell opera na Prefeitura de São Luís.

Deu no Blog do Neto Ferreira.
Foto - Blog do Neto Ferreira.
A empresa Linuxell Informática e Serviços Ltda., usada em esquema criminoso nas prefeituras de Marajá do Sena e Zé Doca, mantém contrato milionário junto a Prefeitura de São Luís, na gestão Edivaldo Holanda Júnior. A empresa opera na Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz).
Foto - Blog do Neto Ferreira.
Apontada nas operações Maharaja e Morta-Viva como “lavanderia”, a Linuxell já recebeu R$ 771 mil dos mais de R$ 2,5 milhões empenhados resultantes de prestação de serviços de tecnologia, gerenciamento de projetos de negócios, desenvolvimento e manutenção de sistemas de informações.
A Polícia Civil e o Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) conseguiram bloquear R$ 1,1 milhão das contas da empresa devido encontrarem tentáculos com a organização criminosa (ORCRIM), composta pelo agiota Josival Cavalcanti da Silva, o Pacovan.
Foto - Blog do Neto Ferreira.
O delegado-geral Augusto Barros informou que foi realizado também busca e apreensão de documentos na sede da Linuxell Informática, que fica em na Avenida Contorno Leste, nº 02, loja 3A, 104 – Parque Aurora, Cohatrac, em São Luis.

sábado, 9 de maio de 2015

Cansados de esperar em vão pela Prefeitura. Moradores realizam mutirão e fazem "Operação Tapa Buracos" em diversas ruas do Coroadinho.

RECURSOS PRÓPRIOS: EM MUTIRÃO, MORADORES FAZEM "OPERAÇÃO TAPA BURACOS" EM RUAS DO COROADINHO.

Foto - Coroadinho Geral.
A comunidade explica que a medida serve para impedir que as linhas de ônibus do bairro deixem de circular em determinadas vias.
Revoltados com a falta de iniciativa do poder público, pessoas que residem no Coroadinho decidiram, por conta própria e durante à noite, tapar os buracos formados no asfalto de algumas ruas do bairro. Até a publicação da matéria, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) ainda não havia se pronunciado sobre o assunto.
O mutirão começou por volta das 19h de quinta-feira. O motorista Ronaldo Frazão é o responsável pela mobilização. Ele, em companhia de outros vizinhos, conduziu um caminhão (emprestado da empresa onde trabalha) e percorre vias do bairro para colocar pedras e restos de construção nas crateras no asfalto.
O grupo se concentrou na Avenida Brasil para tapar de maneira improvisada um buraco no local. Com pás e até com as próprias mãos, os moradores colocaram o entulho na cratera. Assim que a estrutura ficou parcialmente consolidada, veio o grande teste. Um ônibus da linha Coroadinho/Bom Jesus passou na via.
A comunidade explicou ainda a reportagem que a medida serve para impedir que as linhas de ônibus do bairro deixem de circular em determinadas vias. "Os motoristas dizem que os empresários donos da empresa dele não estão mais querendo passar por aqui, por causa da buraqueira. Aqui já é perigoso, e como é que vai ser se a gente tiver de pegar ônibus longe de casa?", indagou Baltazar Pereira da Silva, autônomo e morador do Coroadinho, além de integrante do mutirão.
Os responsáveis pelo mutirão afirmaram ainda que o fato de trabalharem à noite se deve à falta de tempo. "Como todo mundo aqui trabalha de dia, que horas a gente vai fazer este serviço, se não for à noite?", perguntou Jurandir Costa.
Os motoristas que trafegam nas vias do Coroadinho apoiam o movimento espontâneo dos moradores. "Isso é uma vergonha, o poder público tem que acordar e fazer alguma coisa", afirmou o motorista de ônibus Paulo Mendonça, de 48 anos.
Link: [OEstadoMA] https://www.facebook.com/coroadinho.geral?fref=nf

sábado, 2 de maio de 2015

O Prefeito de São Luís e a vergonha do Aterro da Ribeira.

Foto - Neto Ferreira.
Matéria copiada do Blog do Neto Ferreira. Desde quando se elegeu prefeito, Edivaldo Holanda Júnior (sem partido), conduz o mandato a base de mentiras e, principalmente, promessas desprovidas que mancham ainda mais sua imagem como gestor público.
Um dos exemplos disso é o Aterro da Ribeira. O prefeito de São Luís prometeu em 2013, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), acabar com o Aterro em 2014. Neste caso mais de um ano de prazo.
Ocorre, porém, o Aterro Sanitário da Ribeira até hoje funciona e nunca foi desativado, conforme o prefeito prometeu há dois anos atrás. 

O Chefe do Executivo Municipal disse que o lixo seria transferido para o Município de Rosário onde está sendo instalada a nova Central de Tratamento de Resíduos (CTR). O que vímos de concreto de 2010 até 2013, foi o aumento no número colisões entre urubus e aeronaves, devido o lixão que atrai as aves.
A mentira de Edivaldo Júnior mostra um lado torpe e obscuro. Embora que na vida a palavra do homem e pai de família vale mais que muita coisa.

São Luís. Vice-governador Carlos Brandão detona o Prefeito Edivaldo Júnior: “não conseguiu”.

brandão
Foto - Carlos Brandão
Notícia copiada do Blog do Gilberto Leda. O vice-governador Carlos Brandão, presidente estadual do PSDB, teceu duras críticas ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC) durante a entrevista que concedeu ao programa Avesso, da TV Guará, na terça-feira (28).
O movimento pode ser o prenúncio do discurso dos tucanos no embate pelo comando da Prefeitura.
Segundo o dirigente, o petecista tem “boa vontade” e “é bem intencionado” – para Américo Azevedo Neto, apresentador do programa, “de boa vontade o inferno está cheio” -, mas “não conseguiu realizar o que a população esperava como uma verdadeira mudança”.
Para o dirigente partidário, há também empenho do secretariado, classificado por ele, contudo, de inexperiente.
“A gente via que tinha boa vontade para acertar, mas não conseguiu o acerto, porque eram jovens [os secretários], mas não tinham experiência de gestão”, comentou.