segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Rose Sales anuncia saída do Partido Progressista - PP.

rosesales
Foto - Vereadora Rose Sales
Do Blog do Clodoaldo Correa. Da tribuna da Câmara Municipal, a vereadora Rose Sales (agora sem partido) anunciou oficialmente sua saída do Partido Progressista (PP). A saída já era dada como certa depois da vereadora reclamar de uma reunião do presidente estadual da legenda, Waldir Maranhão, com a pré-candidata a prefeita de São Luís Eliziane Gama (PPS).
“Não me encontro mais nas fileiras do Partido Progressista. Mas minha pré-candidatura está mantida. As adesões de lideranças, de movimentos é cada vez mais crescente. As pessoas querem outra opção. Não sou mulher covarde e não retrocedo em meus posicionamentos”, afirmou.
Rose também alfinetou Waldir por sua “traição”, e disse que os movimentos do deputado federal foram um “livramento de Deus”, permitindo que ela mudasse de partido em tempo hábil para ser candidata. ” As coisas quando acontecem em nossas vidas são livramento de Deus. Como estas ações inesperadas ou esperadas acontecidas dentro do partido. Em respeito ao povo de São Luís, a pré-candidatura está mantida. Ainda em setembro, todos irão saber o partido que iremos estar. Dentro da reciprocidade”,afirmou, deixando claro que a nova legenda terá que lhe garantir a candidatura à prefeitura de São Luís.
O partido mais cotado para filiação de Rose é o PV.

sábado, 22 de agosto de 2015

Não Cabe mais recurso. Justiça obriga Prefeitura a reformar 27 feiras e mercados de São Luís.

Foi mantida, em 11 de agosto, a decisão judicial que obriga a Prefeitura de São Luís a reformar e adequar, em 120 dias, 27 feiras e mercados de São Luís. 
A sentença, inicialmente proferida em junho de 2012, é resultado de Ação Civil Pública (ACP), ajuizada em 2001, pelo Ministério Público do Maranhão.
A ACP foi ajuizada por meio da então Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos do Cidadão (atualmente, 11a Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Fundamentais).
Pela determinação, a Prefeitura também está obrigada a informar, em 72 horas, ao MPMA, o início do cumprimento da determinação judicial. O Poder Executivo Municipal deve, ainda, encaminhar, em 60 dias, ao órgão ministerial, o programa de reforma dos espaços, de modo a viabilizar o acompanhamento e a fiscalização.
Na sentença que acolheu a ACP, de autoria da promotora de justiça Márcia Lima Buhatem, a juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Luzia Madeiro Neponucena, estipulou multa por descumprimento em R$ 15 mil diários.

Feira no bairro do São Franciso (Foto: Flora Dolores)
Feira no bairro do São Franciso (Foto: Flora Dolores)

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Eleições 2016. O financiamento de campanha e sua relação com a corrupção.

Posted: 20 Aug 2015 .
A página  Café com Sociologia.com  traz um excelente tema a ser abordado que é o financiamento de campanha e sua relação com a corrupção, segue abaixo o referido artigo.

Quanto custa um parlamentar? O preço dos nossos políticos não se resume apenas ao salário e outras verbas que saem dos cofres públicos para o bolsos deles e o tão famigerado dinheiro da corrupção. 

Em 2010, os gastos totais com campanhas somaram 4,9 bilhões de reais (metade do nosso corte na educação). 

Na França, onde o financiamento privado de campanha é PROIBIDO, as campanhas para a presidência e o legislativo somaram 30 milhões de dólares em 2013. 

A eleição de um governador custa em média 23 milhões; um senador, 4,5 milhões; um deputado federal 1,1 milhão - sem contar o caixa dois e os repasses do fundo partidário que, segundo dados do próprio governo, já repassou 500 milhões para os partidos. 

O fundo partidário repassa dinheiro à todos os partidos, mas prioritariamente, aos partidos que tem mais cadeiras no Congresso. Ou seja, quem gasta pouco em eleições, ganha poucas cadeiras. Ainda sim, o fundo partidário só representa 25% dos recursos aplicados nas campanhas. 75% de todo o dinheiro gasto em campanhas políticas provém de pessoas jurídicas. 

O Instituto Kellog Brasil estima que para cada real gasto por uma grande empresa em campanhas políticas há um retorno de 8 reais em contratos em obras públicas. 

E, no fim, o nosso Congresso fecha o pano da tragédia e transforma a corrupção que isso representa em lei, aprovando o financiamento empresarial de campanha. 

Agora amigos, muito cuidado. Se você for manifestar-se contra isso você pode ser indiciado por terrorismo em razão das mudanças de tipificação penal desta matéria.

Fonte de dados: Revista Poli Nº 40.

sábado, 8 de agosto de 2015

Professor Denilson Bezerra do Uniceuma participa de concurso de comunicação científica promovido pela Embaixada Francesa.

Foto -  prof. Dr. Denilson da Silva Bezerra
Em dezembro de 2015 vai haver a 21a Conferência do Clima (a COP 21), na cidade de Paris/França. 

Este encontro internacional terá como principal meta (e desafio!) propor um novo acordo entre os países para minimizar a emissão de gases de efeitos estufa (os que provocam o aquecimento global), para que o atual processo de aquecimento antrópico do sistema climático da Terra não ultrapasse os 2o C até o final do século XXI (2100), o que seria prejudicial para a qualidade de vida humana e para a manutenção dos ecossistemas.

Em comemoração a esse momento, a Embaixada francesa está realizando várias atividades no Brasil, dentre estas, está promovendo um concurso de comunicação científica para que os pesquisadores brasileiros possam divulgar suas pesquisas com foco nas mudanças climáticas em pequenos vídeos (por volta de 180 segundos).

Foram selecionados cinco vídeos que estão publicados no face da Embaixada francesa, estes vídeos estão concorrendo a um prêmio “supressa”, o vencedor será o vídeo que apresentar um maior número de curtidas até o dia 8 setembro de 2015. Dentre os vídeos selecionados, o prof. Dr. Denilson da Silva Bezerra do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Ceuma teve seu vídeo selecionado para participar do concurso.

O Professor Denilson Bezerra desenvolveu o primeiro experimento de simulação computacional do padrão de resposta do ecossistema manguezal à elevação do nível do mar da América Latina, em sua tese de doutorado realizada no Instituto nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e esta pesquisa está sendo aprofundada no Laboratório de Geotecnologias da Universidade Ceuma. 



Texto de Francisco Barros.