quarta-feira, 26 de outubro de 2016

São Luís. Ação "PACTO PELA PAZ" reune representantes da Prefeitura de São Luís e do Governo do Maranhão no Coroadinho.


Foto de O Coroadinho On Line.

Reunião entre secretarias do Estado e Município no Coroadinho visam Segurança Pública, com foco em frentes de trabalho na área de cultura, lazer, esporte e educação, à partir de indicações compartilhadas da comunidade.

O Governo do Estado do Maranhão e a Prefeitura Municipal de São Luís, por intermédio de secretarias do estado e município, estiveram reunidos na última terça-feira (09), na U.E.B João Lima Sobrinho, localizada na região do Coroadinho. A proposta da reunião, vinculada ao Sistema de Segurança, tendo como interventor o secretario Jefferson Portela, foi de engajar uma organização de segurança pública dentro da Unidade de Segurança Comunitária (USC) no polo Coroadinho, de modo que abranja todos setores básicos, como a cultura, lazer, esporte, educação e garantia de mais segurança aos moradores. A partir das indicações compartilhadas da comunidade, serão feitas as determinadas mudanças viáveis, para aprimorar o trabalho.


Foi destaque nessa reunião a questão de se entender e diferenciar segurança pública de policiamento. Conjunto de obras, ações, políticas públicas realizadas pelo município ou estado, no propósito de trazer harmonia social para o convívio de cada comunidade é o real significado de segurança pública. No tocante ao policiamento ostensivo se diversifica a visão de combater as consequências negativas ocasionadas por estágios de insegurança na sociedade.
“Temos que priorizar o verdadeiro sentido, gerando condições de segurança para a população, afim de, que o policiamento seja até desnecessário, e não ao contrário. Não é pensar em policiar toda a cidade para que se tenha segurança. É o inverso. Tem que sanear o meio social, com condições dignas de vida para que se tenha uma segurança geral. Quando se corrige tudo isso, fica mais viável a intervenção das forças policiais”, acrescentou Jefferson Portela.

Com base nessa concepção é que a união das Secretarias Municipais e Estaduais, está buscando aprimorar todos os serviços básicos e necessários a comunidade. Com essa integração, estado e município darão suporte para atuação do “Programa Pacto Pela Paz”, que executa segurança comunitária em conciliação com os conselheiros comunitários dentro de cada bairro.
O encontro teve a participação do Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), Antônio Araújo, de Esporte e Lazer (SEDEL), Marcos Jardim, a secretária adjunta da Educação (SEMED), Marcia de Jesus Gaspar, de Segurança Pública (SSP), Jefferson Portela, da Juventude (SEJUV), Tatiana Pereira, dentre outros.

FONTE: Ascom/Sv

Nenhum comentário:

Postar um comentário