segunda-feira, 3 de abril de 2017

UFMA. Reitora Nair Portela, DCE e NEAB discutem ampliação de ações afirmativas à pós-graduação.



SÃO LUÍS - A reitora Nair Portela recebeu, na manhã desta segunda, 3, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab). 
Na ocasião, os representantes estudantis apresentaram ao pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fernando Carvalho Silva, o projeto “Debates e Seminário sobre Ações Afirmativas na Pós-Graduação da UFMA”. 
A proposta visa a integração dos câmpus da Universidade Federal do Maranhão no processo de construção de ações afirmativas para negros, indígenas, quilombolas, ciganos, quebradeiras de coco babaçu, pessoas trans e pessoas com deficiência.
Para a reitora Nair Portela, a proposta é promissora para a universidade. “A UFMA foi uma das primeiras instituições a implantar as cotas de graduação. E este é um debate normal que demonstra avanço da universidade no quesito inclusão”, ressaltou.
Segundo o pró-reitor, o debate sobre a ampliação das cotas entre os programas de pós-graduação da UFMA ocorre desde a publicação da portaria normativa que define a reserva de vagas a negros, indígenas e pessoas com deficiência, publicada pelo MEC em 2016. “Esta proposta já está sendo discutida entre os programas de pós-graduação que têm autonomia para implementar as políticas de ações afirmativas”.
O professor Richard Christian Pinto dos Santos, do Neab, destacou que o debate “é importante para levantar de maneira ampla e democrática o desenvolvimento do projeto”. 
Também participou da reunião o professor aposentado Luiz Alves Ferreira, referência em estudos africanos e afro-brasileiros no Maranhão, que pontuou aspectos históricos a serem considerados no debate no ponto de vista intelectual e cultural. 
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: Ariele Júllian

Nenhum comentário:

Postar um comentário