quarta-feira, 22 de março de 2017

UFMA. O Observatório do Mercado de Trabalho do Maranhão (OMT-MA) realizará, no dia 6 de abril, a I edição do OMT-Debates.

O evento terá início às 16h, no auditório Mário Meirelles, no Centro de Ciências Humanas (CCH). O evento refere-se ao encontro mensal que será promovido pelo OMT para debater temas relacionados ao mercado de trabalho.

A primeira edição contará com a participação do professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Roberto Véras de Oliveira, que ministrará a palestra “Trabalho no Nordeste em perspectiva histórica”.

O professor Roberto Véras apresentará a perspectiva histórica sobre as dinâmicas sociais do trabalho que se estabeleceram no Nordeste, especialmente a partir da reconfiguração socioeconômica da região empreendida com a criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no final dos anos 50. 

O palestrante, junto com o público, fará uma retrospectiva para compreender as possibilidades de desdobramentos referentes às relações de trabalho que se desenvolvem no país e, especificamente, na região Nordeste.

O OMT Debates também terá o lançamento do terceiro Boletim Conjuntural Trimestral do Maranhão, originado da análise dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), acerca do quarto trimestre de 2016, e dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referente a 2016.

A análise dos dados reitera a gravidade e o impacto da crise iniciada em meados de 2014 no mercado de trabalho. O desemprego no Maranhão voltou a subir, alcançando 13%, uma diferença de 4,8 pontos percentuais em relação ao quarto trimestre de 2015. 

Isso significa que houve um salto de 235 mil para 352 mil desempregados, ou seja, 117 mil trabalhadores perderam suas ocupações nesse período. O boletim completo está disponível na página do OMT-MA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário