quarta-feira, 29 de março de 2017

UFMA. PPGCSOC tem aula inaugural e lançamento de livros no dia 07 de abril.


Resultado de imagem para ufma Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais

No dia 07 de abril, o Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UFMA promoverá um importante evento, a partir da 17h30, no Auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEMA, localizado na Rua da Estrela, Centro Histórico. 

Além da Aula Inaugural com o Prof. Dr. da Universidade Federal Fluminense, Marcos Otavio Bezerra, que tratará do tema Corrupção e Produção do Estado no Brasil, acontecerá o Lançamento de mais um número da Revista do Programa, REPOCS, que traz o Dossiê Antropologia, Política e Estado, coordenado pelos professores Marcos Otavio Bezerra e Igor Gastal Grill.

Os artigos analisam a “política” a partir de perspectivas originais, e são assinados por pesquisadores provenientes de diversas e destacadas instituições de ensino e pesquisa localizadas em distintos países e dedicados a diferentes campos empíricos (situados na França, na Índia, na Argentina e no Brasil).

Nesta ocasião ainda serão lançados 4 (quatro) livros:

- Em Militância e Assessoria: compromisso com as classes populares e resistência à ditadura, José Ricardo Ramalho e Neide Esterci apresentam um conjunto de 12 relatos de homens e mulheres que atuaram “na retaguarda” dos movimentos de resistência ao regime militar e apostaram no “trabalho político de transformação social a mais longo prazo”;

Territórios, Mobilizações e Conservação Socioambiental foi organizado pelos professores Maria José Teisserenc, Horácio Sant’Ana Júnior e Neide Esterci. O principal ponto dos textos reunidos é o questionamento da “racionalidade econômica hegemônica”, que impera na “implementação de ações de desenvolvimento”;

- Igor Gastal Grill e Eliana Tavares dos Reis são os autores do livro Elites Parlamentares e a Dupla Arte de Representar: intersecções entre “política” e “cultura” no Brasil, que aborda as múltiplas conexões entre a afirmação de carreiras políticas relativamente bem sucedidas e a conquista de reconhecimento intelectual;

- E, nesta oportunidade, Reis e Grill também lançam o segundo volume da coletânea intitulada Estudos sobre Elites Políticas e Culturais. Reflexões e Aplicações não-Canônicas, que aglutina pesquisadores renomados, que investigam diferentes segmentos de elites (intelectuais, políticas, jurídicas, eclesiásticas, entre outras).

“OMT Debates” realiza sua primeira edição dia 06 de abril

O Observatório do Mercado de Trabalho do Maranhão (OMT-MA) inicia suas sessões mensais de debates no próximo dia 06 de abril, às 16, no auditório Mário Meirelles, no CCH; na ocasião também terá lançamento de boletim conjuntural. O evento é aberto ao público.

O Observatório do Mercado de Trabalho do Maranhão (OMT-MA) realizará no dia 06 de abril, quinta-feira, a partir das 16 horas, a I edição do OMT-Debates. Trata-se de encontro mensal promovido pelo OMT para debater temas relacionados ao mercado de trabalho. O primeiro encontro terá a participação do professor Roberto Véras de Oliveira, da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), que ministrará a palestra Trabalho no Nordeste em perspectiva histórica.
A apresentação tem como propósito discorrer, em perspectiva histórica, sobre as dinâmicas sociais do trabalho que se estabeleceram no Nordeste, especialmente a partir da reconfiguração socioeconômica da região empreendida com a criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE, no final dos anos 1950. Motivado pela retomada na última década de uma agenda de grandes projetos público-privados no país e na região, busca-se sob um olhar retrospectivo contribuir para melhor situar o momento atual e suas possibilidades de desdobramentos, no que tange aos temas dos padrões de desenvolvimento e das correspondentes relações de trabalho.

LANÇAMENTO DE BOLETIM – Na ocasião, será lançado o 3° Boletim Conjuntural Trimestral do Maranhão. Trata-se de uma análise dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) acerca do 4º. trimestre de 2016 e uma consolidação de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) referente à 2016.

Os dados reiteram a gravidade e o impacto da crise iniciada em meados de 2014 no mercado de trabalho, tanto no conjunto da federação como no Maranhão. O desemprego no Maranhão voltou a subir, alcançando 13%, uma diferença de 4,8 pontos percentuais em relação ao 4º trimestre de 2015. Isso significa que houve um salto de 235 mil para 352 mil desempregados, ou seja, 117 mil trabalhadores perderam suas ocupações.

O boletim completo pode ser acessado diretamente na página do OMT-MA: https://media.wix.com/ugd/0a04bd_65a9210227f34908aa5716ea2d440b1e.pdf.

 Mais informações e entrevistas: Flávia Moura (98) 981046288 – coordenadora organizacional OMT-MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário