terça-feira, 26 de outubro de 2021

26 de outubro - Hoje se comemora o Dia Nacional de luta pela Tarifa Zero no Transporte Publico e o Dia do Trabalhador na Construção Civil.

26 de Outubro comemora-se o Dia Nacional de Luta pelo Passe Livre, por um Brasil Sem Catracas.

Movimento Passe Livre (MPL) é um movimento social autônomo, apartidário, horizontal e independente, que luta por um transporte público de verdade, gratuito para o conjunto da população e fora da iniciativa privada.

MPL é um grupo de pessoas comuns que se juntam há quase vinte anos  para discutir e lutar por outro projeto de transporte para as cidades. Estamos presentes em várias cidades do Brasil e lutamos pela democratização efetiva do acesso ao espaço urbano e seus serviços a partir da Tarifa Zero!

MPL foi batizado na Plenária Nacional pelo Passe Livre, em janeiro de 2005, em Porto Alegre. mas sei anos antes disso, já existia a Campanha pelo Passe Livre em Florianópolis. Fatos históricos importantes na origem e na atuação do MPL são a Revolta do Buzu (Salvador, 2003) e as Revoltas da Catraca (Florianópolis, 2004 e 2005).

Nossa disposição é de Frente Única, mas com os setores reconhecidamente dispostos à luta pela Tarifa Zero dentro das nossas perspectivas estratégicas. Os documentos assinados pelo Movimento devem conter o nome Movimento Passe Livre, evitando, assim, as disputas de projeção de partidos, entidades e organizações.

Os princípios constitutivos do MPL serão definidos somente pelo método do consenso. Nas deliberações não referentes a princípios, deve-se buscar propostas consensuais, na impossibilidade, deve-se ter previsto o recurso à votação.

Pra celebrar essa luta e lembrar que só com a nossa organização coletiva podemos conseguir um transporte de qualidade pra toda a população, o 26 de outubro é o dia nacional de luta por Tarifa Zero!

E esse ano, o 26/10 faz parte da nossa Campanha Nacional, que já está acontecendo há um mês, com lives, materiais e texos que mostram a urgência e a viabilidade de zerar a tarifa dos transportes.

Nesta data de 26 de outubro também se comemora o Dia do Trabalhador da Construção Civil é celebrado anualmente em 26 de outubro.

Esta data homenageia todos os profissionais ligados direta ou indiretamente ao ramo da Construção Civil. Existem várias profissões envolvidas na construção civil.

A construção civil é uma área de intensivo crescimento no Brasil, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Por este motivo, devemos lembrar e prestar homenagem ao empenho e dedicação dos profissionais responsáveis por colaborar com o desenvolvimento econômico e estrutural do país.

Por norma, nesta data os profissionais da construção civil tiram o dia de folga, de acordo com a política da empresa em que os trabalhadores exercem as suas atividades.

Origem do Dia do Trabalhador da Construção Civil

O Dia do Trabalhador da Construção Civil é comemorado em outubro em homenagem a São Judas Tadeu, o padroeiro religioso da profissão.

No entanto, de acordo com decisão tomada por entidades representantes da categoria profissional, o Dia do Trabalhador da Construção Civil é celebrado dois dias antes do dia de São Judas Tadeu, que é no dia 28 de outubro, data da sua morte.

Link: http://revistageralbahia.com.br/2021/10/26/26-de-outubro-dia-do-trabalhador-da-construcao-civil-dia-nacional-de-luta-pelo-passe-livre/

Nenhum comentário:

Postar um comentário