quarta-feira, 8 de abril de 2015

Prefeitura de São Luís promete concluír até o final deste mês de abril a implantação do sistema de biometria facial, e no mês de maio, deverá ser lançada a licitação para o transporte público.

Prefeitura apresenta avanços na área de trânsito e no sistema de transporte. Até o final deste mês, deverá ser concluída a implantação do sistema de biometria facial e, no mês de maio, deverá ser lançada a licitação para o transporte público.

Matéria publicada pelo Jornal O Imparcial.Publicação: 08/04/2015 07:20.

 (DIVULGAÇÃO)
A Prefeitura de São Luís avança na melhoria e modernização do sistema de transporte público da capital. Até o final deste mês, deverá ser concluída a implantação do sistema de biometria facial nos 1.100 ônibus da frota e, no mês de maio, deverá ser lançada a licitação para o transporte público. O edital terá definições claras das responsabilidades tanto do poder público quanto da iniciativa privada, para a garantia de um transporte público ágil, seguro e de qualidade.

"Temos concentrado nossos esforços para proporcionar o remodelamento e para modernizar o sistema de transporte público da capital. Estamos aplicando medidas para combater fraudes no sistema e, ao mesmo tempo, proporcionando intervenções no trânsito, o que vai gerar maior comodidade para os usuários do transporte público", disse o prefeito Edivaldo.

Como parte do aperfeiçoamento do sistema, a Prefeitura pôs em circulação 221 novos ônibus na cidade. Para o motorista Raimundo Lima, da linha Conjunto Habitacional Turu, a inserção de novos veículos no sistema de transporte já trouxe mudança perceptível na qualidade das viagens.

"A renovação de frota está de parabéns. Os veículos novos se destacam tanto no desempenho como no cumprimento das viagens no horário e, às vezes, até antes do horário. Isso é fundamental tanto para a satisfação do passageiro, que chega a tempo no trabalho, como para o motorista que trabalha mais tranquilo", opinou Lima.

Com a implantação do GPS, outra medida que está sendo viabilizada pelo poder público municipal, haverá ainda maior fiscalização e controle dos tempos de duração das viagens e dos itinerários, uma das reclamações dos usuários de coletivos. O GPS, segundo explicou o secretário da SMTT, Canindé Barros, irá possibilitar fazer o mapeamento dos tempos de espera dos usuários, se os ônibus desviam rotas, e aprimorar o serviço.

O aumento da fiscalização também permitirá a redução de fraudes no sistema, a partir da aplicação da tecnologia da biometria facial. Testes em ônibus que circulam no Itaqui-Bacanga já sinalizam redução de 35% nas fraudes com a instalação do sistema, já implantado em parte da frota. O fim das fraudes representa a possibilidade de mais investimentos no setor, beneficiando assim a população que faz uso deste tipo de transporte.

Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros, o dispositivo possibilita a identificação dos reais usuários do sistema de bilhetagem eletrônica nos coletivos da cidade. A medida visa impedir que passageiros utilizem de forma indevida o cartão de outras pessoas, inviabilizando assim a fraude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário