quarta-feira, 15 de abril de 2015

Reviver - Subprefeitura notifica Zé Maria Medeiros ameaçando-o de punição se tentar viver da dignidade de seu trabalho cultural.


ESTOU NOTIFICADO QUE SE EU EXERCER O DIREITO DE VIVER DA DIGNIDADE DO MEU TRABALHO SEREI PUNIDO.

ZéMaria Medeiros texto copiado do facebook.

"Sexta-feira passada, dia 10, fui visitado pela Autoridade Municipal na pessoa de três funcionários acompanhados da Polícia Militar e que eu mostrasse a “licença”? que eu tinha para realizar na Cia Circense o “Circo no Reggae” nossa atividade cultural de todas as sextas. 

Foto - Zé Maria Medeiros.
Informo ao leitor que na quarta-feira nós realizamos o Cinema na Rua e na quinta-feira A Vida é Uma Festa com 12 anos e dez meses ininterruptos. A nossa arte é de rua. Fazemos no Beco dos Catraieiros o mais charmoso e pequeno Beco da Praia Grande onde é a sede da Cia Circense há 25 anos. 

A senhora elegante com crachá ao pescoço me informou que estava ilegal e é claro que eu sei que estou. Porque estou? Porque a grana é curta e manter pessoa jurídica custa grana. 

Fui notificado, triplamente notificado. Meu primeiro pensamento: estou arruinado. Se a situação tá por um fio eu trabalhando regularmente, com ou sem chuva, sem poder fazer isso, estou na mendicância. Pensei, amanhã vou pegar minha guitarra e me sentar na João Lisboa, botar o chapéu no chão e começar a cantar. 

Assino as notificações como quem assina sua sentença de nulidade social. Convido-a que venha qualquer dia tomar um chope com a gente. Saímos e me deparo com um sem número de policiais, pensei em 30, mais camburões, luzes e pisca-pisca, show. 

Vou com Maguelo e mais um parceiro trazer a minha enorme, antiga e pesada caixa de som para completar o fechamento da noite e me vieram as seguintes perguntas: Porque tantos policiais? Estou ali há 25 anos, nunca promovi qualquer crime, sou um artista atuante com 6 livros lançados, cd, shows, mais de 1000 apresentações com Circo Penico Sem Tampa com Gilson, Sandra, Silvana, Beto, Índio. Sou pacífico e pacifista. 

Porque aquela senhora havia me procurado ali perto da meia-noite, quando eu já fechava? Porque não me procurara no normal do dia, estou ali de manhã, de tarde e até boca da noite.

O que moveu este zelo? Não é certamente a nossa economia vinda do lucro da venda de 3 caixas de cervejas e 2 de cervejão divididos entre eu, Lucineide que vende as cervejas e Maguelo que pilota a Maré de Som. Cada um sai no fim da noite com setenta reais.

Porque tantas visitas policiais? Curiosidade? Visitem-nos, à luz do dia, à luz da Lua, somos gentis e hospitaleiros. Promovemos o reconhecimento que cada ser humano é portador da centelha da vida e por isso o reconhecemos como igual. 

Um igual junto com todas as nossas diferenças e com direito de escolher a vida que lhe convém, no respeito conseguido pelo amor, pela solidariedade, pelo equilíbrio, pela humildade e pela disciplina. As portas da Circense estão sempre abertas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário